27 de mai. de 2020

Em 2019 o professor Sergio Pinho, um dos diretores da AFR, visitou duas escolas estaduais de Nova Friburgo/RJ para compartilhar técnicas para elaboração de rima e produção textual. Durante os eventos, também fez rimas de improviso e chegou a participar de um torneio de MCs. Além disso, deu uma palestra para professores da rede pública do mesmo município compartilhando técnicas para o ensino da rima.

No dia 25 de maio, a convite de Victo Fischer e do Movimento ICAU (Intervenção Cultural de Artes Urbanas) foi realizada uma oficina de rimas para estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Estadual Augusto Spinelli. Os alunos foram apresentados às regras, formas e técnicas de rimas e alguns praticaram os conhecimentos recém adquiridos fazendo rimas de improviso e duelos. Após a oficina aconteceu um torneio de MCs com alunos do colégio. Sergio participou e acabou derrotado na final por André, aluno do 7º ano e participante da oficina que Sergio havia acabado de realizar. 

O evento contou com a participação de vários outros artistas friburguenses, ministrando oficinas e fazendo apresentações de desenho, circo, música, entre outros gêneros.






No dia 30 de agosto, a convite da professora Denise Debossan, Sergio compareceu ao Colégio Estadual Dr. Feliciano Costa, onde, em 2014, atuou como professor de Rimas pelo Mais Educação. Dessa vez em uma visita de um único dia, Sergio compartilhou técnicas de rimas para uma turma motivada que começou a produzir poemas no mesmo momento. Após a oficina, Sergio fez rimas de improviso durante o intervalo (recreio), desafiando e sendo desafiado por alguns alunos.



No dia 19 de setembro, a convite da professora Giselle Adame, professora e coordenadora de Artes dos Anos Finais na Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo/RJ, Sergio deu palestra sobre "A rima no desenvolvimento de estudantes do Ensino Fundamental", durante a qual compartilhou experiências, considerações e técnicas de ensino da arte da rima, enfatizando a contribuição da prática de fazer/ouvir rimas para o desenvolvimento da cidadania e da capacidade de expressão de estudantes de todo o Ensino Fundamental.


Nós da AFR agradecemos aos convites para compartilharmos nossos saberes e aprendermos ainda mais sobre essa arte tão bonita e importante que é rimar. Nos vemos em outras intervenções!


Post a Comment: