7 de jan. de 2017

De 19 a 21 de outubro de 2016 aconteceu a IV Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana (IV ETARSERRA). O evento, organizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com outras Instituições de Ensino e com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior de Nova Friburgo, é uma oportunidade para pesquisadores e estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior divulgarem seus trabalhos e conhecerem o que mais tem sido feito na região em termos de ciência, educação e mesmo arte.

Fábio FG participou do evento apresentando o trabalho O Rap enquanto prática enriquecedora do vocabulário e da cidadania de jovens de escolas públicas de Nova Friburgo/RJ. Após a avaliação por parte de professores da comissão organizadora do evento, o trabalho, que contou com a orientação e coautoria de Sergio Pinho, recebeu menção honrosa na categoria Extensão.

Estamos divulgando esse resultado pois acreditamos que ele demonstra não apenas o valor do Rap para a sociedade, mas o reconhecimento, por parte da sociedade, desse valor.

Na sequência, algumas fotos da apresentação e premiação de Fábio e o resumo do trabalho.

A apresentação aconteceu no Clube de Xadrez

Fábio apresentando o trabalho para a professora Elan Cardozo (UFF), uma das avaliadoras

Sendo avaliado por mais um professor


Fábio recebendo a premiação em cerimônia no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura

Resumo submetido:

O Rap ENQUANTO prática enriquecedora do vocabulário e da cidadania de jovens de escolas públicas de nova friburgo/rj

Sergio Roberto Pinho Júnior1, Fábio Gonçalves do Nascimento2
1 Licenciado em Ciências Biológicas (IBRAG/UERJ); Tutor presencial do Polo CEDERJ/UAB de Nova Friburgo/RJ; Diretor da Academia Friburguense de Rimas (AFR), Nova Friburgo/RJ.
² Licenciando em História (UNIRIO); Diretor da Academia Friburguense de Rimas (AFR), Nova Friburgo/RJ

INTRODUÇÃO: Originado na década de 1970, nos guetos de Nova Iorque, o Hip Hop é uma cultura na qual diferentes tipos de arte são usados como meio de protesto, reinvindicação, reconhecimento identitário e entretenimento. Desde sua origem tem como um de seus pilares o Rap, estilo musical que se desenvolveu a partir de competições entre MCs (Mestres de cerimônia) realizadas nas festas recorrentes nas periferias daquela metrópole. O rapper precisa demonstrar algumas competências para obter aprovação do público do gênero. Capacidade de improviso, originalidade, saber lexical, cadência das palavras e o conteúdo do discurso são algumas, talvez as mais importantes, dessas características, sendo a capacidade de rimar a mais importante. 

OBJETIVO: Este trabalho visa discutir o Rap enquanto prática enriquecedora do vocabulário e sua importância para o desenvolvimento/fortalecimento da cidadania dos jovens.  

MÉTODOS: A discussão se baseia no relato das experiências vivenciadas pelos pesquisadores, MCs, rappers e diretores da Academia Friburguense de Rimas enquanto monitores de Rap e rimas em escolas públicas de Nova Friburgo/RJ, pelo Programa Mais Educação

RESULTADOS:. Durante as aulas os alunos elaboraram músicas autorais, poemas, paródias e rimas de improviso. O conteúdo lírico das obras variava entre: denúncia de aspectos da vida de cada um (falta de saneamento básico em seu bairro de origem, críticas ao serviço de transporte coletivo da cidade, exposição de situações familiares, por exemplo); brincadeiras entre os colegas; exaltação de características individuais; criação de histórias; entre outros. Além disso, a partir das palavras exploradas foram criados dicionários, o que contribuiu para que novas palavras ou novos significados para palavras já conhecidas fossem descobertos. 

CONCLUSÃO: É possível evidenciar a prática do fazer/ouvir Rap como manifestação de identidade, reivindicação, protesto e denúncia que, utilizando as palavras, entonações e gestuais enfatizam especificidades individuais e sociais, ressaltando valores de união, respeito e justiça e contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e formação da cidadania dos praticantes. A inserção do Rap em contexto escolar permite aos estudantes envolvidos uma nova forma de desenvolvimento lexical e da retórica. A elaboração de dicionários contribui para o entendimento de conceitos como o de palavras homógrafas e homófonas, assim como para a compreensão de que as palavras podem ser ressignificadas por seus usuários. A prática do Rap, seja na condição de ouvinte ou na de falante, pode contribuir para a melhora do discurso e da autoestima dos jovens, para a boa convivência entre eles e para o fortalecimento de sua cidadania.



Palavras-chave: Rap; rimas; cidadania; saber lexical; vocabulário.


Post a Comment: