15 de set. de 2016

Texto de Sergio Pinho


As batalhas de MCs são uma tradição no meio Hip Hop. A elas devemos o surgimento do Rap. A meu ver, o auge do referido gênero musical em Nova Friburgo foi o biênio 2013-2014, devido a grande quantidade de eventos realizados; de intervenções em escolas e universidades, bares, boates e outros espaços; e de músicas, clipes e outros trabalhos lançados pelos rappers friburguenses. Serrataria, Domingueira Black, Batalha do Cinturão foram alguns dos eventos que aconteceram nessa época. Mas não os únicos.

Desde meados de 2014, após a última edição da Batalha do Cinturão, não havia na cidade uma competição entre MCs que se consolidasse no cotidiano dos participantes. Isso só mudou com a vinda da Batalha de Bariri, organizada por DJ Mateus Felix, Kevin Ribeiro e Gabriel Cordoeira Mury e realizada pela primeira vez em 22 de abril de 2016 na praça de Olaria. Após algum tempo, devido ao aumento do público participante e a outros fatores a batalha acabou sendo transferida para o centro da cidade e transformada em Batalha do Trocen. A apresentação do evento tem ficado por conta de Matheus Voraz e Victor Fischer.

É necessário lembrar que a Batalha do Trocen já acontece na cidade há bastante tempo. O que mudou em 2016 foi que, com a união dos organizadores dessa intervenção (Roda Cultural Art&Rua) com os da Batalha de Bariri (citados no parágrafo anterior), a periodicidade do evento se tornou mais regular.

No dia 16 de setembro de 2016 a Batalha do Trocen chegará a décima edição. Isso contando as edições nas quais ainda era de Bariri. Esse é o evento periódico com mais edições já realizado em Nova Friburgo, fato que merece destaque. Mas não só por isso devemos dar atenção a esse evento. Outros fatores o tornam importante. O considerável surgimento de MCs novos na cidade e o desenvolvimento dos mesmos, o esforço dos organizadores para manterem a atividade acontecendo e o grande público que presencia e acompanha o evento são características que fazem dessa movimentação um marco relevante na história do Hip Hop friburguense. Hoje podemos falar em diferentes gerações do Rap em Nova Friburgo. E a batalha do Trocen foi o que catalisou isso. 

Essa postagem visa apenas registrar o histórico das batalhas realizadas em Nova Friburgo no ano de 2016. A AFR não participa da organização dessa intervenção, porém, a relevância do evento para o movimento inspirou o seu registro, com o intuito de contribuir para a boa memória da atividade ao longo do tempo. Além dos vídeos aqui relacionados, há outros no YouTube.
 
Batalha de Bariri – 1ª edição
  
Na sexta-feira, 22 de abril, rolou a primeira batalha de Bariri. O nome se deu pelo fato de a competição acontecer no bairro de Olaria, antigamente chamado de Bariri. Alguns nomes antigos do Rap NF colaram e muita gente nova também apareceu. No canal do Felix há um vídeo de um dos confrontos:


Batalha de Bariri – 2ª edição
  
No dia 13 de maio rolou a 2ª edição, dessa vez na praça do Paissandu. A troca no local se deu pela possibilidade de chuva durante o evento, o que impossibilitaria a realização do mesmo caso ele ocorresse em Olaria. Na praça do Paissandu há um coreto no qual as batalhas podem ser realizadas mesmo sob precipitação.


Batalha de Bariri – 3ª edição
  
Realizada em 23 de maio essa foi a última edição realizada em Olaria. Considero essa edição especial pela participação de Ryan. Qual a idade desse moleque? Mandou bem!





Batalha do Trocen – 4ª edição
  
No dia 17 de junho a batalha passou a ser chamada do Trocen e a ser realizada na praça do Paissandu.



Batalha do Trocen – 5ª edição


Essa batalha aconteceu parte no dia 01 e parte no dia 08 de julho. Durante o primeiro dia uma briga entre algumas pessoas do público fez com que os organizadores decidissem encerrar o evento. Decisão que considerei acertada.


Para o dia 08 de julho os organizadores conseguiram um equipamento de som espetacular. Talvez pela qualidade do equipamento, o som das rimas dos MCs se estendeu por uma área maior, o que deve ter incomodado alguém, visto que nessa batalha a Postura chegou e, devido a falta de alvará para realização do evento, pediu que o som fosse desligado. Por essa razão, boa parte dessa batalha teve que acontecer acapella e no gogó. Além disso, os confrontos da segunda fase se deram no estilo quatro por quatro, voltando a forma tradicional na final. Tive a oportunidade de enfrentar vários MCs da nova geração e saí da batalha contente com o nível da rapaziada.

Apesar de todos os problemas, a batalha aconteceu. E a jornada continuou.




Batalha do Trocen – 6ª edição

Nessa edição, realizada em 22 de julho, houve um intercâmbio com a galera da Batalha do Tanque (São Gonçalo/RJ), que veio a Friburgo conhecer a cena e participar um pouco.

 

Batalha do Trocen – 7ª edição

A partir da 7ª edição a batalha passou a ser realizada na praça Getúlio Vargas. No dia 05 de agosto o evento aconteceu na rodoviária do centro. Não encontrei vídeos dessa batalha.
 
Batalha do Trocen – 8ª edição
  
A 8ª edição, realizada em 9 de agosto, aconteceu na praça Getúlio Vargas. Dessa vez no coreto.

 

Batalha do Trocen – 9ª edição
  
Essa edição também aconteceu no coreto da praça Getúlio Vargas. Carlin Flowzen apresentou um pouco do seu trabalho solo. Participei da competição e fui eliminado na 2ª fase pelo 2T.


  
E dizem por aí que a galera nova ta mandando muito mal...

10ª edição – 16 de setembro
  
No dia 16 de setembro acontecerá a 10ª edição. Os organizadores querem uma batalha de duplas. Espero que os MCs estejam afiados!
 
Encerrando...

A batalha do Trocen é algo de que o Rap de Nova Friburgo estava precisando e, felizmente, aconteceu. Temos que parabenizar os envolvidos pela realização do evento e incentivar os rimadores que estão participando
antigos ou novos.

Aos MCs novos que apareceram, faço um pedido: sejam inteligentes. Respeitem e valorizem aquilo que estão tendo. Falo da infraestrutura e do público que lhes acolhe. Não fossem os organizadores do evento, vocês não teriam nada disso. E não fosse a geração mais antiga, talvez alguns de vocês nem estariam rimando hoje. O trabalho de anos dos mais velhos na cidade foi, sem dúvida, um dos motivos do aumento do alcance do Rap na mesma. E se há, hoje, gente interessada em realizar eventos do tipo da batalha do Trocen, uma das razões é que essas pessoas, ontem, tiveram por quem se motivar.

Quando a geração mais antiga de Nova Friburgo estava começando, tudo o que os MCs queriam era uma caixa de som, um microfone e um público atento.  Só conseguimos isso após muito, muito tempo de caminhada. Vocês que estão chegando agora estão tendo, no início de vocês, tudo o que nós queríamos no nosso início – e não tivemos. Valorizem!

Registro feito. Desejo sorte e sucesso àqueles de boa índole. Em frente, batalha do trocen!

Post a Comment: