6 de nov. de 2017

Em 2013, o Rap de Nova Friburgo passava por um momento bastante importante. Novos espaços estavam sendo conquistados e o movimento dos rimadores passava a ser visto (e aceito) por pessoas que antes o julgavam como algo negativo - principalmente para os jovens. Sabendo da opinião geral do público em relação ao Rap e das dificuldades que essa opinião poderia desencadear para a prática dessa arte na sociedade friburguense, nós, da Academia Friburguense de Rimas, decidimos, entre outras coisas, criar uma forma de dialogar com aqueles que desejavam conhecer o Rap de Nova Friburgo mas não podiam (ou tinham receio) de participar do movimento.  Dessa decisão surgiu o blog o qual você lê aqui.

Desde então, Fábio FG e eu (Sergio Pinho) registramos aqui no blog algumas ações da AFR - principalmente aquelas que, de alguma forma, se relacionam à educação ou evidenciam o valor do Rap enquanto prática educativa. Como o movimento é muito maior que as práticas desses dois integrantes, também registramos algumas intervenções de outras pessoas e grupos, desde que apresentem acentuada relevância. 

É fato que não podemos dar conta de tudo o que acontece. E ainda que o registro que fazemos seja incompleto e fruto de nossas opiniões e postura, acreditamos que as informações aqui disponíveis sobre o Rap de Nova Friburgo/RJ sejam muito mais confiáveis do que aquelas apresentadas por outros meios de comunicação ou por pessoas que não participam do movimento. 

Também percebemos que o registro aqui disponível, por ser gratuito e de fácil acesso, permite aos novos integrantes do movimento conhecer as práticas e pessoas mais antigas. Ou seja, o blog permite ao grupo reconhecer sua própria história. E isso fortalece o grupo como um todo.

Após 4 anos de existência,o blog da AFR reúne uma quantidade relevante de informações e impressões sobre diversos momentos do Rap de Nova Friburgo, consolidando-se como um suporte de memória desse movimento. E pensando na importância de movimentos como o nosso manterem suas memórias legitimamente preservadas, decidimos que era hora de fazer essa discussão nos ambientes acadêmicos de nosso município de origem.

Em outubro e novembro de 2017 participamos de três eventos interessantes: a Semana Acadêmica do Polo CEDERJ/UAB de Nova Friburgo/RJ; a V Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana (V ETARSERRA/UFF) e o Seminário Tempo em perspectiva multidisciplinar da Fundação Dom João VI. Acreditamos que as discussões promovidas permitiram a algumas pessoas conhecerem um pouco mais da música Rap e do valor dessa música e do nosso movimento, assim como perceber o potencial do blog enquanto suporte de memória.

Compartilhamos nessa postagem algumas fotos desses eventos e o resumo da nossa discussão.


Fábio FG durante a palestra O blog enquanto suporte de memória no Polo EaD de Nova Friburgo.
Realizada em 6 de outubro de 2017.

Sergio Pinho durante a palestra O blog enquanto suporte de memória no Polo EaD de Nova Friburgo.
Realizada em 6 de outubro de 2017.

Fábio FG (último à direita) em mesa-redonda sobre Arte e Educação durante o V ETARSERRA.
Realizada em 26 de outubro de 2017.

(Foto retirada da página do evento).

Fábio FG em comunicação oral durante o V ETARSERRA.
Realizada em 26 de outubro de 2017.

(Foto retirada da página do evento)

Sergio Pinho e Fábio FG durante o Seminário Tempo em Perspectiva Multidisciplinar.

Fábio FG apresentando o trabalho para a profª Rosali Zavoli durante o Seminário Tempo em Perspectiva Multidisciplinar.


Resumo aprovado no ETARSERRA:


O BLOG ENQUANTO SUPORTE DE MEMÓRIA: O CASO DO BLOG DA ACADEMIA FRIBURGUENSE DE RIMAS

Sergio Roberto Pinho Júnior1, Fábio Gonçalves do Nascimento2
1 Licenciado em Ciências Biológicas (IBRAG/UERJ); Estudante do curso de pós-graduação em Design Instrucional para EaD Virtual da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); Tutor presencial do Polo CEDERJ/UAB de Nova Friburgo/RJ; Diretor da Academia Friburguense de Rimas (AFR), Nova Friburgo/RJ.
² Licenciando em História (UNIRIO); Diretor da Academia Friburguense de Rimas (AFR), Nova Friburgo/RJ

INTRODUÇÃO: A imersão da sociedade nas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) associada ao desenvolvimento de uma Internet colaborativa (Web 2.0), na qual qualquer usuário pode contribuir com o conteúdo online, corrobora a noção de que vivemos na sociedade da informação. Nesse contexto, pessoas têm se utilizado dessas facilidades comunicativas para compartilharem suas impressões a respeito de práticas culturais e grupos sociais diversos, influenciando ativamente na construção e na manutenção da memória coletiva sobre/de diferentes grupos, mesmo daqueles dos quais não fazem parte ou pouco conhecem. Sendo assim, embora o acesso a informação esteja fácil, é necessário pensar sobre a qualidade das informações disponíveis e sobre os efeitos da má informação sobre pessoas, grupos ou práticas, elaborando estratégias de proteção e manutenção da própria identidade (individual ou coletiva) que se adequem ao contexto comunicativo atual. 

OBJETIVOS: Este trabalho visa apresentar o uso da ferramenta blog enquanto suporte de memória e a importância desse tipo de iniciativa para a manutenção/resistência da identidade de grupos sociais. 

MÉTODOS: A discussão se baseia na análise do blog da Academia Friburguense de Rimas (AFR).  
RESULTADOS: O blog da AFR consiste em um registro online das atividades (artísticas e educativas) dos diretores da associação e de algumas intervenções de membros do Hip Hop friburguense (nem todos associados à AFR) consideradas, pelos diretores, de grande relevância para o movimento. Reúne fotos, relatos textuais de eventos diversos, vídeos de apresentações artísticas; um documentário; entre outras informações.  

CONCLUSÃO: O conteúdo do blog da AFR resulta de um processo de escolha de seus autores sobre aquilo que deve ser lembrado sobre sua prática e a de seus colegas de movimento, consistindo, de certa forma, na visão de um grupo sobre si mesmo. Valoriza ações educativas, culturais e cidadãs desse grupo.  Permite que seus membros relembrem suas práticas e conheçam as ações de seus pares (das quais podem, inicialmente, não ter participado). Por ser de acesso aberto, facilita o contato da sociedade com a visão dos integrantes do grupo sobre sua própria prática, podendo influenciar posicionamentos em relação ao grupo e suas práticas. O caso analisado nos leva a concluir que o blog funciona bem como suporte de memória, pois permite reunir um conjunto de informações que se deseja lembrar; contribui para a construção/reconstrução e manutenção da identidade de um grupo; e possibilita  mais uma forma de relação comunicativa entre um determinado grupo e a sociedade.


Palavras-chave: Memória; Suporte de memória; blog.

---
Links importantes

- Polo EaD de Nova Friburgo: blog e página no Facebook 
- ETARSERRA: site e página no Facebook
- Fundação Dom João VI: site e página no Facebook

Post a Comment: